domingo, 8 de setembro de 2013

RESENHA: A GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DO ENSINO

RITA DE CÁSSIA MALAGOLLI 
















Resenha crítica do artigo: A geografia escolar: Reflexões sobre o processo didático-pedagógico do ensino, de autoria de Marlene Macário de Oliveira, como requisito para a disciplina: Técnicas de Pesquisa em Educação Geográfica, do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrado pela professora Juliana Przybysz.









PONTA GROSSA
2012




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
OLIVEIRA, Marlene Macário de. A Geografia Escolar: Reflexões sobre o processo didático-pedagógico do ensino. Revista Discente Expressões Geográficas. Florianópolis-SC, nº 02, p. 10-24, junho/2006

O autor critica no ensino da geografia a atitude do professor com o processo educativo alvo de discussões permanentes e que deve evoluir em muitos aspectos, principalmente no que se refere a metodologia. Tem o dever de formar um cidadão crítico que seja capaz de atuar na sociedade, compreender a realidade em que ele vive além de estimular a percepção do espaço.
A partir do momento em que o ensino da geografia esteja voltado a preparar o aluno para a vida, irá contribuir para que este compreenda a dimensão espacial em que vive e  apto a ocupá-lo de maneira cidadã e participativa. Não obstante, é necessário que o professor enquanto mediador mantenha uma postura para que não fique restrito em transmitir meramente o conteúdo de uma disciplina ignorando sua forma constitutiva.
Denuncia a negligência da geografia física em favor da geografia humana - o que se constitui como obstáculo para que os indivíduos se expressem livremente. O Movimento de Renovação inseriu novas técnicas que possibilitaram a análise geográfica, onde se estabelece uma crise de metodologia de pesquisa com novas propostas na esfera da disciplina e que deram contribuição para que os indivíduos buscassem um pensamento crítico e se reconhecessem como sujeitos do mundo em que vivem.
Ao criticar o professor condicionado a prática reducionista da educação reforçada pelos modelos pedagógicos "prontos e acabados", percebemos que segue um modelo fragmentado, e não um projeto encaminhado para ações pedagógicas que pudesse atender as visões fundamentadas em conceitos, que tivessem um valor contextual, ou meio para que a aprendizagem do aluno fosse significativa e não meramente limitada ao uso do livro didático,  que reproduzem métodos tradicionais, e conteúdos que terminam por influenciar a prática.
No que se refere ao livro didático, ele acaba por ocultar os conflitos e os problemas da sociedade em que vivemos pois trata de um conhecimento positivista que esconde todas as suas contradições, estando distante dos debates e dos conhecimentos científicos. A geografia observada por quem está inserido no contexto de pesquisa e ensino,  pode apresentar-se como uma disciplina que cumpre um forte papel ideológico  podendo transformar uma sociedade, a partir do momento que eleva a tona muitas questões do âmbito geopolítico.
O espaço geográfico continua sendo o mais importante objeto de estudo da geografia, sendo visto um conjunto de vários sistemas e além de tudo é uma condição para a ação. A partir dai ele formará o homem livre e desta forma a aprendizagem terá a finalidade de sua formação.
Para isso é necessário que, a prática pedagógica venha a ser o caminho para o indivíduo ser conduzido para a vida social que acerca das transformações científicas e tecnológicas que ocorrem, ele possa fazer uma leitura crítica.
Entretanto, há de se fazer as devidas ressalvas que o preparo do aluno para a vida, não será realidade se este não tiver condições de ocupar o seu espaço geográfico no mercado de trabalho e então, ocupar os demais espaços destinados aos incluídos socialmente.











                                                                                         





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