RITA
DE CÁSSIA MALAGOLLI
Resenha
crítica do artigo: A geografia escolar:
Reflexões sobre o processo didático-pedagógico do ensino, de autoria de
Marlene Macário de Oliveira, como requisito para a disciplina: Técnicas de
Pesquisa em Educação Geográfica, do curso de Licenciatura em Geografia, da
Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrado pela professora Juliana
Przybysz.
PONTA
GROSSA
2012
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
OLIVEIRA, Marlene Macário de. A
Geografia Escolar: Reflexões sobre o processo didático-pedagógico do
ensino. Revista Discente Expressões
Geográficas. Florianópolis-SC, nº 02, p. 10-24, junho/2006
O autor critica no ensino da geografia a atitude do professor com
o processo educativo alvo de discussões permanentes e que deve evoluir em
muitos aspectos, principalmente no que se refere a metodologia. Tem o dever de
formar um cidadão crítico que seja capaz de atuar na sociedade, compreender a
realidade em que ele vive além de estimular a percepção do espaço.
A partir do momento em que o ensino da geografia esteja voltado a
preparar o aluno para a vida, irá contribuir para que este compreenda a
dimensão espacial em que vive e apto a
ocupá-lo de maneira cidadã e participativa. Não obstante, é necessário que o
professor enquanto mediador mantenha uma postura para que não fique restrito em
transmitir meramente o conteúdo de uma disciplina ignorando sua forma
constitutiva.
Denuncia a negligência da geografia física em favor da geografia
humana - o que se constitui como obstáculo para que os indivíduos se expressem
livremente. O Movimento de Renovação inseriu novas técnicas que possibilitaram
a análise geográfica, onde se estabelece uma crise de metodologia de pesquisa
com novas propostas na esfera da disciplina e que deram contribuição para que
os indivíduos buscassem um pensamento crítico e se reconhecessem como sujeitos
do mundo em que vivem.
Ao criticar o professor condicionado a prática reducionista da
educação reforçada pelos modelos pedagógicos "prontos e acabados",
percebemos que segue um modelo fragmentado, e não um projeto encaminhado para
ações pedagógicas que pudesse atender as visões fundamentadas em conceitos, que
tivessem um valor contextual, ou meio para que a aprendizagem do aluno fosse
significativa e não meramente limitada ao uso do livro didático, que reproduzem métodos tradicionais, e
conteúdos que terminam por influenciar a prática.
No que se refere ao livro didático, ele acaba por ocultar os
conflitos e os problemas da sociedade em que vivemos pois trata de um
conhecimento positivista que esconde todas as suas contradições, estando
distante dos debates e dos conhecimentos científicos. A geografia observada por
quem está inserido no contexto de pesquisa e ensino, pode apresentar-se como uma disciplina que
cumpre um forte papel ideológico podendo
transformar uma sociedade, a partir do momento que eleva a tona muitas questões
do âmbito geopolítico.
O espaço geográfico continua sendo o mais importante objeto de
estudo da geografia, sendo visto um conjunto de vários sistemas e além de tudo
é uma condição para a ação. A partir dai ele formará o homem livre e desta
forma a aprendizagem terá a finalidade de sua formação.
Para isso é necessário que, a prática pedagógica venha a ser o
caminho para o indivíduo ser conduzido para a vida social que acerca das
transformações científicas e tecnológicas que ocorrem, ele possa fazer uma
leitura crítica.
Entretanto, há de se fazer as devidas ressalvas que o preparo do
aluno para a vida, não será realidade se este não tiver condições de ocupar o
seu espaço geográfico no mercado de trabalho e então, ocupar os demais espaços
destinados aos incluídos socialmente.
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