domingo, 8 de setembro de 2013

Plano de aula - Biomas


1 - Plano de Aula 01
Dados de identificação
Instituição: Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina: Geografia
Supervisor Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica: Rita de Cássia Malagolli 
Série: 1°       Ano: 2013       Turma 01
Tempo de aula: 1 h/a   Data: 

2 - Tema: Domínio Morfoclimatobotânico do Brasil
                - Mapeamento dos biomas brasileiros

3 - Objetivo Geral:
Compreender os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.

4  -  Objetivos específicos:
·               Identificar as características dos biomas brasileiros;
·               Conceituar os biomas e domínios morfoclimáticos;
·               Avaliar a importância da preservação da sua diversidade.. 

5 - Incentivação:
              A incentivação se dará através da aula expositiva, produção de textos e mapas onde serão explicados os conceitos dos biomas. Os alunos devem ter compreensão sobre os biomas no Brasil e saber reconhecer seu próprio bioma.

6 - Esquema de conteúdo:
- Biomas brasileiros: Caracterização, distribuição, riscos e ameaças.
- Domínios morfoclimáticos brasileiros



7 - Desenvolvimento:
·               Início da aula com uma explanação sobre o conteúdo do livro didático com o tema proposto.
·               Acompanhar os alunos na leitura do texto sobre os biomas, verificando se os mesmos tem conhecimento sobre os diferentes biomas brasileiros e assim observar o espaço no qual está inserido.
·               O objetivo é fazer com os alunos produzam um mapeamento dos biomas brasileiros.
·               Através do uso de revistas, os alunos deverão localizar reportagens sobre os biomas.

8 - Síntese Integradora:
A elaboração deste plano de aula tem o objetivo de estimular a capacidade de observação dos alunos enquanto estudam os principais biomas brasileiros, evidenciando a biodiversidade que contém a vida natural do País.
te ou oeste.
9 - Recursos:
Sala de aula, cópias dos mapas, jornais e revistas e livro didático.





1 - Plano de Aula 02
Dados de identificação
Instituição: Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina: Geografia
Supervisor Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica: Rita de Cássia Malagolli 
Série: 1°       Ano: 2013       Turma 01
Tempo de aula: 1 h/a   

2 - Tema: Domínio Morfoclimatobotânico do Brasil
                - Biomas Amazônia

3 - Objetivo Geral:
Compreender os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.

4  -  Objetivos específicos:
·               Compreender a dinâmica do espaço natural a partir da relação entre clima, relevo, hidrografia, solos e a paisagem da Amazônia;
·               Analisar os processos de ocupação na região. 

5 - Incentivação:
 A turma deverá saber que o Brasil é dividido em seis unidades continentais, sendo o bioma símbolo mundial da biodiversidade que abriga a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do planeta. Comentar sobre a diversidade natural ameaçada e sua população (indígena, quilombola, ribeirinhos, posseiros e seringueiros).

6 - Esquema de conteúdo:
- Biomas da Amazônia
- Diversidade cultural e populações tradicionais
-  Produção econômica.
7 - Desenvolvimento:
·               Início da aula com uma explanação sobre o conteúdo do livro.
·               Os alunos serão divididos em grupos que receberão mapas.
·               Os mapas em questão mostrarão que temos a Amazônia Legal, o bioma Amazônia e a bacia hidrográfica do Amazônica.
·               Será apresentadas informações com auxílio de um texto.

8 - Síntese Integradora:
Comentar os elementos de cada mapa, evidenciando as diferenças encontradas, estimulando assim a discussão para que os mesmos percebam não existe uma Amazônia, mas várias.
leste ou oeste.
9 - Recursos:
Sala de aula, livro didático, mapas do bioma Amazônia e texto.



1 - Plano de Aula 03
Dados de identificação
Instituição: Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina: Geografia
Supervisor Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica: Rita de Cássia Malagolli
Série: 1°       Ano: 2013       Turma 01
Tempo de aula: 1 h/a   

2 - Tema: Domínio Morfoclimatobotânico do Brasil
                - Bioma Mata Atlântica

3 - Objetivo Geral:
Compreender os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.

4  -  Objetivos específicos:
·               Identificar a configuração natural da Mata Atlântica e seus ecossistemas.
·               Relacionar a cobertura vegetal, fauna, clima, relevo, solos e recursos.

5 - Incentivação:
Inicio da aula com imagens espécies da fauna e da flora que são representativas do referido bioma. Atenção para os que estão ameaçados de extinção, catástrofes climatológicas consequentes da não preservação.

6 - Esquema de conteúdo:
- Bioma Mata Atlântica
- Caracterização, uso, riscos e ameaças
- Unidades de conservação.

7 - Desenvolvimento:
·               Inicio da aula com uma explanação sobre o conteúdo do livro didático com o tema proposto.
·               Num segundo momento, discutir o desafio atual de preservação dessa rica formação florestal.
·               Será proposto a leitura de um texto acompanhado da interpretação de mapas com uma comparação entre eles, onde se mostra a distribuição original da mata atlântica e áreas remanescentes da cobertura original.
·               A seguir os alunos preencherão uma planilha com os dados da Mata Atlântica onde deverão associar as Florestas Costeiras, Mata de encosta, Matas de Altitude e Interiores  e fauna com a diversidades destes ambientes.

8 - Síntese Integradora:
Para a conservação das áreas remanescentes foram criados parques e áreas de preservação ambiental por toda extensão da floresta, os quais servem de espaço para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo.
Atualmente o ecoturismo é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Questionar junto aos alunos no que, o ecoturismo é um aliado. Verificar respostas a cerca de preservação, conscientização, educação quanto a conservação. Verificar se os alunos tem conhecimento de áreas de exploração para ecoturismo em nosso Estado e como é feita esta exploração.

9 - Recursos:
Sala de aula, xerox de mapas, livro didático e texto.

1 - Plano de Aula 04
Dados de identificação
Instituição: Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina: Geografia
Supervisor Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica: Rita de Cássia Malagolli 
Série: 1°       Ano: 2013       Turma 01
Tempo de aula: 1 h/a   

2 - Tema: Domínio Morfoclimatobotânico do Brasil
                - Bioma Cerrado

3 - Objetivo Geral:
Compreender os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.

4  -  Objetivos específicos:
·               Identificar a configuração natural do Cerrado com suas formações e ecossistemas associados.
·               Avaliar os processos de expansão agrícola, industrial e urbano e seus efeitos no bioma.

5 - Incentivação:
 Apesar de ser o segundo maior bioma, só perde em extensão para  a Amazônia e possuir uma rica biodiversidade, este domínio está sob séria ameaça devido a expansão da agropecuária moderna.

6 - Esquema de conteúdo:
- Clima tropical / Cerrado
- Usos, riscos e ameças
- População tradicional e diversidade cultural
- Agropecuária e produção dos espaços do Cerrado.
7 - Desenvolvimento:
·               Num primeiro momento, os alunos receberão um texto sobre o Bioma Cerrado.
·               Despertar a atenção através do uso de imagens de diferentes locais e situações ilustrando os impactos sociais.
·               Será exposto aos alunos  mapas com identificação de cobertura original e áreas remanescentes.
·               Em seguida a turma deverá ser dividida em grupos, onde cada grupo escolherá um dos subtemas: Parque Nacionais dos Veadeiros e Chapadas dos Guimarães. Cada grupo deverá pesquisar informações principais e o que acharem relevante.

8 - Síntese Integradora:
Promover uma discussão coletiva para verificar as conclusões obtidas.
9 - Recursos:
Sala de aula, xerox de mapas, texto.



1 - Plano de Aula 05
Dados de identificação
Instituição: Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina: Geografia
Supervisor Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica: Rita de Cássia Malagolli 
Série: 1°       Ano: 2013       Turma 01
Tempo de aula: 1 h/a   

2 - Tema: Domínio Morfoclimatobotânico do Brasil
                - Bioma Caatinga

3 - Objetivo Geral:
Compreender os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.

4  -  Objetivos específicos:
·               Identificar as características do Bioma Caatinga.
·               Avaliar a importância da preservação de sua biodiversidade
·               Estabelecer relações entre as coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos.

5 - Incentivação:
Presente na região do sertão nordestino (clima sermi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos. Chamar a atenção dos alunos com uma charge sobre a Caatinga. Como bioma exclusivamente brasileiro, ele abrange frações de todos os estados do nordeste e 11% do Brasil.

6 - Esquema de conteúdo:
- Bioma Caatinga
- Caracterização, distribuição, uso, riscos e ameaças.
- Caracterização do sertão nordestino.

7 - Desenvolvimento:
Aula expositiva, dialógica com atividades para compreensão dos conteúdos.
Iniciar a aula com um pequeno texto sobre Bioma da Caatinga mostrando imagens sobre o mesmo.
Os alunos serão divididos em grupos onde deverão extrair informações do livro didático sobre a configuração natural da Caatinga de forma a preencher uma planilha com dados sobre a cobertura vegetal, aspectos climáticos e formas de relevo.
Num segundo momento serão distribuídos mapas sobre o desmatamento da Caatinga onde os alunos verificarão as áreas mais afetadas pela retirada da cobertura vegetal original.

                8 - Síntese Integradora:
Ao final desta aula, os alunos deverão compreender o tema proposto e seus elementos a partir da apresentação de uma planilha no quadro com os principais dados sobre as unidades de conservação Parque Nacional da Serra da Capivara e Chapada do Araripe identificando as espécies e ambientes protegidos.

            9 - Recursos:
Sala de aula, livro didático, mapas, material para pesquisa, quadro e giz.



1 - Plano de Aula 06
Dados de identificação
Instituição: Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina: Geografia
Supervisor Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica: Rita de Cássia Malagolli 
Série: 1°       Ano: 2013       Turma 01
Tempo de aula: 1 h/a  

2 - Tema: Domínio Morfoclimatobotânico do Brasil
                - Biomas do Pantanal, Campos e Litoral

3 - Objetivo Geral:
Compreender os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.

4  -  Objetivos específicos:
·               Identificar a configuração dos biomas em relação ao clima, relevo, recursos hídricos e coberturas vegetais.
·               Caracterizar os riscos e ameaças dos referidos biomas.

5 - Incentivação:
·               Esta sequencia complementa a apresentação de biomas e ecossistemas. Foram evidenciados coberturas e formas de vida que tornam muito rica a diversidade natural brasileira.

 6 - Esquema de conteúdo:
- Bioma do Pantanal
- Bioma do Campo
- Bioma da Mata das Araucárias
- Ecossistemas Costeiros  

7 - Desenvolvimento:
. Num primeiro momento, será feita a apresentação do conteúdo do livro didático juntamente com um texto de apoio.
Será explicado sobre a mata das araucárias, os pampas e ecossistemas costeiros. Mostrar outras imagens.
Num segundo momento, os alunos deverão examinar a distribuição dos biomas no território nacional com o auxilio de mapas sobre a cobertura vegetal.

                8 - Síntese Integradora:
Resgatar as informações dos alunos problematizando a questão da ação humana com seus pontos positivos para a preservação destes biomas e as ações que podem tornar-se prejudiciais, concluindo a temática sobre a qualidade de vida. Verificar se todos compreenderam os conceitos utilizados durante a aula.
9 - Recursos:
Sala de aula, livro didático, mapas e texto. 



1 - Plano de Aula 07
Dados de identificação
Instituição: Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina: Geografia
Supervisor Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica: Rita de Cássia Malagolli
Série: 1°       Ano: 2013       Turma 01
Tempo de aula: 1 h/a 

2 - Tema: Domínio Morfoclimatobotânico do Brasil
                - Biomas brasileiros - Os desafios da Conservação
3 - Objetivo Geral:
Compreender os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.

4  -  Objetivos específicos:
·               Reconhecer visões de desenvolvimento sustentável.
·               Compreender a importância da preservação dos biomas para manutenção da biodiversidade.

5 - Incentivação:
Devido a preocupação com o grande desmatamento e destruição dos ecossistemas, a ONU declarou em 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade.

6 - Esquema de conteúdo:
-  Desenvolvimento sustentável;
- Biomas brasileiros
- Preservação e conservação

7 - Desenvolvimento:
A idéia inicial é oferecer aos alunos  um texto sobre desenvolvimento sustentável apara que examinem alguns princípios e concepções relativos ao tema. Feita a introdução, serão questionados sobre o que sabem a respeito das noções e princípios do desenvolvimento sustentável. Seu conceito, práticas e medidas previstas. E finalmente como essas idéias podem sustentar a melhoria das condições de uso e ocupação dos biomas.

8 - Síntese Integradora:
Através de uma discussão sobre a sustentabilidade nos biomas brasileiros, os alunos serão questionados para verificar o nível de conhecimento sobre a conservação dos ambientes.

9 - Recursos:
Sala de aula, livro didático, mapas, texto sobre desenvolvimento sustentável. 



1 - Plano de Aula 08
Dados de identificação
Instituição: Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina: Geografia
Supervisor Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica: Rita de Cássia Malagolli 
Série: 1°       Ano: 2013       Turma 01
Tempo de aula: 1 h/a   

2 - Tema: Domínio Morfoclimatobotânico do Brasil
                - Biomas

3 - Objetivo Geral:
Compreender os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.

4  -  Objetivos específicos:
·               Identificar as características de todos os biomas brasileiros.

5 - Incentivação:
O homem pode interagir com a natureza em diferentes contextos sociais, econômicos e geográficos. Através de imagens de área queimada ou desmatada das florestas brasileiras, os alunos serão sensibilizados a identificar seus conhecimentos prévios sobre as formas de explorações destas florestas.

6 - Esquema de conteúdo:
- Clima equatorial / Floresta Amazônica.
- Clima tropical / Cerrado
- Clima tropical úmido / Mata atlântica e mangues
- Clima tropical semi-árido/ Caatinga
- Clima subtropical / Florestas e campos

7 - Desenvolvimento:
A turma será dividida em grupos, que receberão um quadro, e através do livro didático, deverão preenchê-lo com as principais características dos biomas brasileiros como, localização geográfica, tipo de clima, temperatura, entre outros itens que deverão ser contemplados.

8 - Síntese Integradora:
            Apresentação dos resultados obtidos  na pesquisa através de uma discussão coletiva.

            9 - Recursos:
Livro didático, textos e planilha previamente montada.

10 - Referências

PIMENTEL, S.C. SANTOS, F.R. CRUZ, S.F.C. Licenciatura em Geografia: Estágio Supervisionado em Geografia II. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2011.



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