1 - Plano de Aula 01
Dados
de identificação
Instituição:
Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina:
Geografia
Supervisor
Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica:
Rita de Cássia Malagolli
Série:
1° Ano: 2013
Turma 01
Tempo
de aula: 1 h/a Data:
2 - Tema: Domínio
Morfoclimatobotânico do Brasil
- Mapeamento dos biomas
brasileiros
3 - Objetivo Geral:
Compreender
os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes
paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades
econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.
4
- Objetivos específicos:
·
Identificar as características dos biomas
brasileiros;
·
Conceituar os biomas e domínios
morfoclimáticos;
·
Avaliar a importância da preservação da sua
diversidade..
5 - Incentivação:
A incentivação se dará através da aula expositiva, produção de textos e
mapas onde serão explicados os conceitos dos biomas. Os alunos devem ter
compreensão sobre os biomas no Brasil e saber reconhecer seu próprio bioma.
6 - Esquema de conteúdo:
-
Biomas brasileiros: Caracterização, distribuição, riscos e ameaças.
-
Domínios morfoclimáticos brasileiros
7 - Desenvolvimento:
·
Início da aula com uma explanação sobre o
conteúdo do livro didático com o tema proposto.
·
Acompanhar os alunos na leitura do texto
sobre os biomas, verificando se os mesmos tem conhecimento sobre os diferentes
biomas brasileiros e assim observar o espaço no qual está inserido.
·
O objetivo é fazer com os alunos produzam um
mapeamento dos biomas brasileiros.
·
Através do uso de revistas, os alunos deverão
localizar reportagens sobre os biomas.
8 - Síntese Integradora:
A elaboração deste
plano de aula tem o objetivo de estimular a capacidade de observação dos alunos
enquanto estudam os principais biomas brasileiros, evidenciando a
biodiversidade que contém a vida natural do País.
te ou oeste.
9 - Recursos:
Sala
de aula, cópias dos mapas, jornais e revistas e livro didático.
1 - Plano de Aula 02
Dados
de identificação
Instituição:
Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina:
Geografia
Supervisor
Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica:
Rita de Cássia Malagolli
Série:
1° Ano: 2013
Turma 01
Tempo
de aula: 1 h/a
2 - Tema: Domínio
Morfoclimatobotânico do Brasil
- Biomas Amazônia
3 - Objetivo Geral:
Compreender
os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes
paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades
econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.
4
- Objetivos específicos:
·
Compreender a dinâmica do espaço natural a
partir da relação entre clima, relevo, hidrografia, solos e a paisagem da
Amazônia;
·
Analisar os processos de ocupação na região.
5 - Incentivação:
A turma deverá saber que o Brasil é dividido
em seis unidades continentais, sendo o bioma símbolo mundial da biodiversidade
que abriga a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do planeta.
Comentar sobre a diversidade natural ameaçada e sua população (indígena,
quilombola, ribeirinhos, posseiros e seringueiros).
6 - Esquema de conteúdo:
-
Biomas da Amazônia
-
Diversidade cultural e populações tradicionais
- Produção econômica.
7 - Desenvolvimento:
·
Início da aula com uma explanação sobre o
conteúdo do livro.
·
Os alunos serão divididos em grupos que
receberão mapas.
·
Os mapas em questão mostrarão que temos a
Amazônia Legal, o bioma Amazônia e a bacia hidrográfica do Amazônica.
·
Será apresentadas informações com auxílio de
um texto.
8 - Síntese Integradora:
Comentar
os elementos de cada mapa, evidenciando as diferenças encontradas, estimulando
assim a discussão para que os mesmos percebam não existe uma Amazônia, mas
várias.
leste ou oeste.
9 - Recursos:
Sala
de aula, livro didático, mapas do bioma Amazônia e texto.
1 - Plano de Aula 03
Dados
de identificação
Instituição:
Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina:
Geografia
Supervisor
Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica:
Rita de Cássia Malagolli
Série:
1° Ano: 2013
Turma 01
Tempo
de aula: 1 h/a
2 - Tema: Domínio
Morfoclimatobotânico do Brasil
- Bioma Mata Atlântica
3 - Objetivo Geral:
Compreender
os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes
paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades
econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.
4
- Objetivos específicos:
·
Identificar a configuração natural da Mata
Atlântica e seus ecossistemas.
·
Relacionar a cobertura vegetal, fauna, clima,
relevo, solos e recursos.
5 - Incentivação:
Inicio
da aula com imagens espécies da fauna e da flora que são representativas do
referido bioma. Atenção para os que estão ameaçados de extinção, catástrofes
climatológicas consequentes da não preservação.
6 - Esquema de conteúdo:
- Bioma
Mata Atlântica
-
Caracterização, uso, riscos e ameaças
-
Unidades de conservação.
7 - Desenvolvimento:
·
Inicio da aula com uma explanação sobre o
conteúdo do livro didático com o tema proposto.
·
Num segundo momento, discutir o desafio atual
de preservação dessa rica formação florestal.
·
Será proposto a leitura de um texto
acompanhado da interpretação de mapas com uma comparação entre eles, onde se
mostra a distribuição original da mata atlântica e áreas remanescentes da
cobertura original.
·
A seguir os alunos preencherão uma planilha
com os dados da Mata Atlântica onde deverão associar as Florestas Costeiras,
Mata de encosta, Matas de Altitude e Interiores
e fauna com a diversidades destes ambientes.
8 - Síntese Integradora:
Para
a conservação das áreas remanescentes foram criados parques e áreas de
preservação ambiental por toda extensão da floresta, os quais servem de espaço
para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo.
Atualmente
o ecoturismo é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Questionar junto
aos alunos no que, o ecoturismo é um aliado. Verificar respostas a cerca de
preservação, conscientização, educação quanto a conservação. Verificar se os
alunos tem conhecimento de áreas de exploração para ecoturismo em nosso Estado
e como é feita esta exploração.
9 - Recursos:
Sala
de aula, xerox de mapas, livro didático e texto.
1 - Plano de Aula 04
Dados
de identificação
Instituição:
Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina:
Geografia
Supervisor
Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica:
Rita de Cássia Malagolli
Série:
1° Ano: 2013
Turma 01
Tempo
de aula: 1 h/a
2 - Tema: Domínio
Morfoclimatobotânico do Brasil
- Bioma Cerrado
3 - Objetivo Geral:
Compreender
os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes
paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades
econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.
4
- Objetivos específicos:
·
Identificar a configuração natural do Cerrado
com suas formações e ecossistemas associados.
·
Avaliar os processos de expansão agrícola, industrial
e urbano e seus efeitos no bioma.
5 - Incentivação:
Apesar de ser o segundo maior bioma, só perde
em extensão para a Amazônia e possuir
uma rica biodiversidade, este domínio está sob séria ameaça devido a expansão
da agropecuária moderna.
6 - Esquema de conteúdo:
-
Clima tropical / Cerrado
- Usos,
riscos e ameças
- População
tradicional e diversidade cultural
- Agropecuária
e produção dos espaços do Cerrado.
7 - Desenvolvimento:
·
Num primeiro momento, os alunos receberão um
texto sobre o Bioma Cerrado.
·
Despertar a atenção através do uso de imagens
de diferentes locais e situações ilustrando os impactos sociais.
·
Será exposto aos alunos mapas com identificação de cobertura original
e áreas remanescentes.
·
Em seguida a turma deverá ser dividida em
grupos, onde cada grupo escolherá um dos subtemas: Parque Nacionais dos
Veadeiros e Chapadas dos Guimarães. Cada grupo deverá pesquisar informações
principais e o que acharem relevante.
8 - Síntese Integradora:
Promover
uma discussão coletiva para verificar as conclusões obtidas.
9 - Recursos:
Sala
de aula, xerox de mapas, texto.
1 - Plano de Aula 05
Dados
de identificação
Instituição:
Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina:
Geografia
Supervisor
Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica:
Rita de Cássia Malagolli
Série:
1° Ano: 2013
Turma 01
Tempo
de aula: 1 h/a
2 - Tema: Domínio
Morfoclimatobotânico do Brasil
- Bioma Caatinga
3 - Objetivo Geral:
Compreender
os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes
paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades
econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.
4
- Objetivos específicos:
·
Identificar as características do Bioma
Caatinga.
·
Avaliar a importância da preservação de sua
biodiversidade
·
Estabelecer relações entre as coberturas
vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos.
5 - Incentivação:
Presente
na região do sertão nordestino (clima sermi-árido), caracteriza-se por uma
vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos. Chamar a atenção dos
alunos com uma charge sobre a Caatinga. Como bioma exclusivamente brasileiro,
ele abrange frações de todos os estados do nordeste e 11% do Brasil.
6 - Esquema de conteúdo:
- Bioma
Caatinga
- Caracterização,
distribuição, uso, riscos e ameaças.
- Caracterização
do sertão nordestino.
7 - Desenvolvimento:
Aula
expositiva, dialógica com atividades para compreensão dos conteúdos.
Iniciar
a aula com um pequeno texto sobre Bioma da Caatinga mostrando imagens sobre o
mesmo.
Os
alunos serão divididos em grupos onde deverão extrair informações do livro
didático sobre a configuração natural da Caatinga de forma a preencher uma
planilha com dados sobre a cobertura vegetal, aspectos climáticos e formas de
relevo.
Num
segundo momento serão distribuídos mapas sobre o desmatamento da Caatinga onde
os alunos verificarão as áreas mais afetadas pela retirada da cobertura vegetal
original.
8 - Síntese Integradora:
Ao
final desta aula, os alunos deverão compreender o tema proposto e seus elementos
a partir da apresentação de uma planilha no quadro com os principais dados
sobre as unidades de conservação Parque Nacional da Serra da Capivara e Chapada
do Araripe identificando as espécies e ambientes protegidos.
9 -
Recursos:
Sala
de aula, livro didático, mapas, material para pesquisa, quadro e giz.
1 - Plano de Aula 06
Dados
de identificação
Instituição:
Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina:
Geografia
Supervisor
Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica:
Rita de Cássia Malagolli
Série:
1° Ano: 2013
Turma 01
Tempo
de aula: 1 h/a
2 - Tema: Domínio
Morfoclimatobotânico do Brasil
- Biomas do Pantanal, Campos e
Litoral
3 - Objetivo Geral:
Compreender
os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes
paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades
econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.
4
- Objetivos específicos:
·
Identificar a configuração dos biomas em
relação ao clima, relevo, recursos hídricos e coberturas vegetais.
·
Caracterizar os riscos e ameaças dos
referidos biomas.
5 - Incentivação:
·
Esta sequencia complementa a apresentação de
biomas e ecossistemas. Foram evidenciados coberturas e formas de vida que
tornam muito rica a diversidade natural brasileira.
6
- Esquema de conteúdo:
- Bioma
do Pantanal
-
Bioma do Campo
-
Bioma da Mata das Araucárias
-
Ecossistemas Costeiros
7 - Desenvolvimento:
. Num primeiro momento, será feita a
apresentação do conteúdo do livro didático juntamente com um texto de apoio.
Será
explicado sobre a mata das araucárias, os pampas e ecossistemas costeiros.
Mostrar outras imagens.
Num
segundo momento, os alunos deverão examinar a distribuição dos biomas no
território nacional com o auxilio de mapas sobre a cobertura vegetal.
8 - Síntese Integradora:
Resgatar as informações dos alunos
problematizando a questão da ação humana com seus pontos positivos para a
preservação destes biomas e as ações que podem tornar-se prejudiciais,
concluindo a temática sobre a qualidade de vida. Verificar se todos
compreenderam os conceitos utilizados durante a aula.
9 - Recursos:
Sala
de aula, livro didático, mapas e texto.
1 - Plano de Aula 07
Dados
de identificação
Instituição:
Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina:
Geografia
Supervisor
Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica:
Rita de Cássia Malagolli
Série:
1° Ano: 2013
Turma 01
Tempo
de aula: 1 h/a
2 - Tema: Domínio
Morfoclimatobotânico do Brasil
- Biomas brasileiros - Os
desafios da Conservação
3 - Objetivo Geral:
Compreender
os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes
paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades
econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.
4
- Objetivos específicos:
·
Reconhecer visões de desenvolvimento
sustentável.
·
Compreender a importância da preservação dos
biomas para manutenção da biodiversidade.
5 - Incentivação:
Devido
a preocupação com o grande desmatamento e destruição dos ecossistemas, a ONU
declarou em 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade.
6 - Esquema de conteúdo:
- Desenvolvimento sustentável;
-
Biomas brasileiros
-
Preservação e conservação
7 - Desenvolvimento:
A
idéia inicial é oferecer aos alunos um
texto sobre desenvolvimento sustentável apara que examinem alguns princípios e
concepções relativos ao tema. Feita a introdução, serão questionados sobre o
que sabem a respeito das noções e princípios do desenvolvimento sustentável.
Seu conceito, práticas e medidas previstas. E finalmente como essas idéias
podem sustentar a melhoria das condições de uso e ocupação dos biomas.
8 - Síntese Integradora:
Através
de uma discussão sobre a sustentabilidade nos biomas brasileiros, os alunos
serão questionados para verificar o nível de conhecimento sobre a conservação
dos ambientes.
9 - Recursos:
Sala
de aula, livro didático, mapas, texto sobre desenvolvimento sustentável.
1 - Plano de Aula 08
Dados
de identificação
Instituição:
Escola de Educação Básica Lauro Müller
Disciplina:
Geografia
Supervisor
Técnico: Rosana Maria Santin
Acadêmica:
Rita de Cássia Malagolli
Série:
1° Ano: 2013
Turma 01
Tempo
de aula: 1 h/a
2 - Tema: Domínio
Morfoclimatobotânico do Brasil
- Biomas
3 - Objetivo Geral:
Compreender
os diferentes domínios do Brasil evidenciando a formação das diferentes
paisagens, bem como os diferentes tipos de climas que interferem nas atividades
econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática.
4
- Objetivos específicos:
·
Identificar as características de todos os
biomas brasileiros.
5 - Incentivação:
O
homem pode interagir com a natureza em diferentes contextos sociais, econômicos
e geográficos. Através de imagens de área queimada ou desmatada das florestas
brasileiras, os alunos serão sensibilizados a identificar seus conhecimentos
prévios sobre as formas de explorações destas florestas.
6 - Esquema de conteúdo:
- Clima equatorial /
Floresta Amazônica.
-
Clima tropical / Cerrado
-
Clima tropical úmido / Mata atlântica e mangues
-
Clima tropical semi-árido/ Caatinga
-
Clima subtropical / Florestas e campos
7 - Desenvolvimento:
A
turma será dividida em grupos, que receberão um quadro, e através do livro
didático, deverão preenchê-lo com as principais características dos biomas
brasileiros como, localização geográfica, tipo de clima, temperatura, entre
outros itens que deverão ser contemplados.
8 - Síntese Integradora:
Apresentação dos resultados
obtidos na pesquisa através de uma
discussão coletiva.
9
- Recursos:
Livro
didático, textos e planilha previamente montada.
10 - Referências
PIMENTEL, S.C. SANTOS, F.R. CRUZ, S.F.C. Licenciatura
em Geografia: Estágio Supervisionado em Geografia II. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD,
2011.
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/serie-biomas-brasileiros-586536.shtml
Acesso em 05/09/2013
http://espaconaturaltocolando.blogspot.com.br/2010/04/o-clima.html
Acesso em 04/09/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário