domingo, 8 de setembro de 2013

RESENHA: CIÊNCIA GEOGRÁFICA E ENSINO DA GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
CURSO DE GEOGRAFIA







RITA DE CÁSSIA MALAGOLLI










  







Resenha crítica do primeiro capítulo do livro  “Geografia, escola e construção do conhecimento, de Lana de Souza Cavalcanti, como requisito para a disciplina Técnicas de Pesquisa em Educação Geográfica, do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrado pela professora Juliana Przybysz.











PARANAGUÁ
2012








REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998


Resenha: Ciência Geográfica e o Ensino da Geografia


No primeiro capítulo, Lana de Souza Cavalcanti expõe o processo de transformações da geografia e as devidas considerações a cerca do ensino, onde os conceitos eram considerados fragmentados e cada qual com sua coerência própria.
Somente após o surgimento da geografia crítica, houve uma evolução enquanto disciplina, pois os conhecimentos teóricos ofereceram suporte para o desenvolvimento e seus conceitos não eram apenas relacionados com a dinâmica social do planeta.
Com a renovação da geografia, os pesquisadores foram levados a refletir e buscar novas possibilidades, e só então após passar por diversas abordagens, elas firmaram a geografia como ciência. Houve outros enfoques e mudanças que inseriram diversificadas discussões que levaram o aluno a aprender e isto possibilitou uma nova didática nos estudos sobre o ensino-aprendizagem.
Os conceitos de território, lugar, paisagem e região puderam ser articulados numa interpretação diferente, apontados como realce nos processos e nas realidades globais, pois a concepção de mundo que o pesquisador tem, deve ter por objetivo a transformação da realidade.
No que se refere a conceitos, a autora discorre sobre os métodos e técnicas de ensino, isso é demonstrado num alerta evidente em sua pesquisa sobre o ensino da geografia e também das idéias que integram a teoria e prática, e que esta prática deve ser sempre no caráter investigativo para que os conhecimentos possam ter uma formação contínua, pois apenas associar o significado não irá refletir nas formações de conceitos, uma vez que os subsídios para a formação destes conceitos são guarnecidos desde a infância, ainda que a criança tenha capacidade de compreensão  somente aos onze, doze anos, então terá  aptidão de realizar abstrações.
A conclusão do texto, basicamente se encerra  na síntese do pensamento de Vygotsky, onde ele busca determinar contribuições a cerca de suas teorias para o ensino da geografia, especialmente para a formação de conceitos geográficos. Os conceitos científicos vão surgir de modo "descendente", os conceitos cotidianos de forma "ascendente" e de forma "ascendendo" para um conceito conscientemente definido. A escola tem o papel de desenvolver o pensamente conceitual para que a formação dos conceitos científicos sejam refletidos na percepção do aluno, o papel do ensino através da mediação do professor é agregar esses dois tipos de conceitos. Através  destas formulações, o educador vai ser auxiliado a encontrar caminhos no ensino para cumprir objetivos de desenvolvimento intelectual dos alunos.

O primeiro capítulo, atentou sobre o ensino da geografia e sobre os conceitos geográficos, estes se adaptam conforme o comportamento da sociedade moderna, sendo fonte inesgotável de debates e inspirações e também buscou instruir a compreensão do pensamento de Vygotsky e sua contribuição para uma orientação metodológica do ensino escolar.

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