UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE PONTA GROSSA
CURSO
DE GEOGRAFIA
RITA
DE CÁSSIA MALAGOLLI
Resenha
crítica do primeiro capítulo do livro “Geografia, escola e construção do
conhecimento, de Lana de Souza
Cavalcanti”, como requisito para
a disciplina Técnicas de Pesquisa em Educação Geográfica, do curso de
Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrado
pela professora Juliana Przybysz.
PARANAGUÁ
2012
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA
CAVALCANTI,
Lana de Souza. Geografia, escola e
construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998
Resenha:
Ciência Geográfica e o Ensino da Geografia
No primeiro capítulo, Lana de Souza Cavalcanti expõe o processo de
transformações da geografia e as devidas considerações a cerca do ensino, onde
os conceitos eram considerados fragmentados e cada qual com sua coerência
própria.
Somente após o surgimento da geografia crítica, houve uma evolução
enquanto disciplina, pois os conhecimentos teóricos ofereceram suporte para o
desenvolvimento e seus conceitos não eram apenas relacionados com a dinâmica
social do planeta.
Com a renovação da geografia, os pesquisadores foram levados a
refletir e buscar novas possibilidades, e só então após passar por diversas
abordagens, elas firmaram a geografia como ciência. Houve outros enfoques e
mudanças que inseriram diversificadas discussões que levaram o aluno a aprender
e isto possibilitou uma nova didática nos estudos sobre o ensino-aprendizagem.
Os conceitos de território, lugar, paisagem e região puderam ser
articulados numa interpretação diferente, apontados como realce nos processos e
nas realidades globais, pois a concepção de mundo que o pesquisador tem, deve
ter por objetivo a transformação da realidade.
No que se refere a conceitos, a autora discorre sobre os métodos e
técnicas de ensino, isso é demonstrado num alerta evidente em sua pesquisa
sobre o ensino da geografia e também das idéias que integram a teoria e
prática, e que esta prática deve ser sempre no caráter investigativo para que
os conhecimentos possam ter uma formação contínua, pois apenas associar o
significado não irá refletir nas formações de conceitos, uma vez que os
subsídios para a formação destes conceitos são guarnecidos desde a infância,
ainda que a criança tenha capacidade de compreensão somente aos onze, doze anos, então terá aptidão de realizar abstrações.
A conclusão do texto, basicamente se encerra na síntese do pensamento de Vygotsky, onde
ele busca determinar contribuições a cerca de suas teorias para o ensino da
geografia, especialmente para a formação de conceitos geográficos. Os conceitos
científicos vão surgir de modo "descendente", os conceitos cotidianos
de forma "ascendente" e de forma "ascendendo" para um
conceito conscientemente definido. A escola tem o papel de desenvolver o
pensamente conceitual para que a formação dos conceitos científicos sejam
refletidos na percepção do aluno, o papel do ensino através da mediação do
professor é agregar esses dois tipos de conceitos. Através destas formulações, o educador vai ser
auxiliado a encontrar caminhos no ensino para cumprir objetivos de
desenvolvimento intelectual dos alunos.
O primeiro capítulo, atentou sobre o ensino da geografia e sobre
os conceitos geográficos, estes se adaptam conforme o comportamento da
sociedade moderna, sendo fonte inesgotável de debates e inspirações e também
buscou instruir a compreensão do pensamento de Vygotsky e sua contribuição para
uma orientação metodológica do ensino escolar.
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